"Neste ano dedicado a Catequese..."


Mas uma vez a cidade se alegra...

Estamos no início de dezembro. Mossoró está em festa.

A festa da Luz! Todo ano tem esse encontro de amor em nossa cidade! Luzia vem nos presentear com sua memória e nos iluminar com seus testemunhos de vida e doação. É festa! Festa de uma verdadeira catequista que nos ensina a viver o verdadeiro Evangelho e nos ensina a sermos cada vez mais humildes e fervorosos na fé que professamos. Já é tradição, em nossa cidade, todo esse festejo.
Lembro-me, quando criança, que sempre ao final das novenas eram soltados aqueles fogos que eram acionados com um cabo de aço esticado da torre da catedral até a Câmara dos vereadores. Ali começavam a sair aqueles foguetões e era a atração da noite. Com o passar do tempo tudo foi se inovando. Surgiu o Oratório de Santa Luzia em 2001 que abrilhantou mais as noites depois do novenário. A Catedral já não suportava a quantidade de fiéis e as novenas foram feitas fora da Matriz. No ano de 2007 a juventude assumiu o espetáculo do Oratório e nesse mesmo ano a festa foi dedicada a juventude diocesana, pois santa Luzia era uma jovem evangelizadora.
A festa desse ano está com uma cara de saudades do Monsenhor Américo. São para nós inesquecíveis os momentos de alegria dele durante a festa. Em minha mente e na mente de um monte de fieis passam um filme dirigido pela saudade que bate nos momentos marcantes em que o Mons. gostava muito. Os vivas, as salvas de palma... tudo tem a cara do verdadeiro “Filho da Luz”.
Que esse ano, Santa Luzia possa cada vez mais derramar sua bênçãos sobre nós e que também a seu exemplo possamos ser catequistas dos dias de hoje e anunciar o evangelho a todas as criaturas.

Maltez Azevedo de Souza Júnior

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: