Dificuldades na Eja por Fátima Amorim



A Educação de Jovens e adultos - Eja, durante estas duas ultimas décadas expandiu-se muito e sua área de atuação é de grande importância Político-Social.
Na Eja o jovem e o adulto, que não puderam frequentar a escola no período regular por motivos diversos, do banal ao sério, como: falta de compromisso, deixar de ir a escola para trabalhar e sustentar a família, voltam buscando resgatar a dignidade necessária para a formação do cidadão.
Uma das grandes dificuldades enfrentadas por esses jovens e adultos, ricos em experiências de vida, é justamente a conciliação do trabalho e a escola. Por isso a Eja oferece modalidades diferentes que se adaptam a qualquer realidade. Outro grande vilão desses guerreiros são o medo e a incerteza de não adaptar-se a uma nova realidade curricular e não conseguir atingir objetivos desejados. Alguns vindo a evadir-se prematuramente. Uma vez rompido essas barreiras a certeza do sucesso é notável.
Como profissionais da Eja, precisamos ficar atentos a tais angustias, para isso se faz necessário um conjunto de ações como: Bom acolhimento, ser solidário, dialogar sempre, e acima de tudo, valorizar as competências e habilidades trazidas na bagagem desses cidadãos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Anônimo disse...

parabens fatinha belo trabalho muito bom mesmo voçes estao todos de parabens com essa parceria pois Fatima tem muito a partilhar.

Maria Apareçida
promorar

Anônimo disse...

sr. Fatima gostaria que no proximo artigo se posivel a sr. descrevesse como a Professora Fatima Amorim ver a profissao hoje a busca pelos jovens de seguir a profissao de professor ok

Joana Praxedes
conj Redençao Mossoro

Anônimo disse...

Obrigada Maria Aparecida, pela confiança e obrigada Joana Praxedes pela sugestão de temas. Com certeza contemplarei essa busca pelos jovens a seguir uma profissão tão bonita como a de professor, em textos que virão.


Fátima Amorim

Anônimo disse...

essa mulher nao so canta como incanta muito bom suas palavras amiga abraço saudades.

joana praxedes