Pastoral da Juventude



Olá meus amigos,

Hoje sinto a necessidade de escrever sobre a Pastoral da Juventude (PJ) e focar o trabalho do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, já que é o único grupo de jovens da nossa paróquia.
A PJ tem como missão a evangelização de jovens, não somente nas palavras, mais também dando o testemunho com nossas próprias vidas assim como Jesus Cristo. Formando novos homens e mulheres que serão capazes de seguir sua vida religiosa tanto como padres, freiras, missionários ou como marido e mulher.
Nós do Caminhando com Cristo trabalhamos essa formação através de palestras, cursos, formação de grupo e troca de experiência. É esse método que nos garante a educação e integra nossa fé com a vida.


Nosso grupo completou em junho deste ano cinco anos e sempre procura inovar para ampliar o espaço da juventude. Somos pioneiros em evangelizar e anunciar através da Web TV em nossa diocese, com isso ganhamos reconhecimento de grandes nomes da nossa diocese um desses, por exemplo, é o Padre Talvacy que estuda fora do país mais sempre colabora mandando sua sabias palavras através de textos que são publicados em nosso blog e trabalhados em grupo. Outro ponto forte da nossa evangelização é a música, temos o coral que canta em algumas missas da nossa paróquia e anima eventos religiosos que vai alem de nosso limite paroquial, por exemplo, novena de São Francisco na comunidade do Abolição III, a Marcha da Juventude contra a Violência organizada pelos jovens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e a próxima será o congresso Diocesano da PJMP. Nosso programa na Rádio Rural de Mossoró já é reconhecido como o meio da juventude anunciar seus eventos e aprender com os entrevistados. Temos uma grande parceria de fé e irmandade com o ECC, que estamos dispostos a ajudá-los sempre que necessário. Através do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, vários jovens se interessaram pela liturgia da Igreja Católica.
Nossa caminhada é marcada por grandes momentos que passamos ao lado do saudoso Monsenhor Américo, que tanto nos apoiou e incentivou homem firme nos ideais da fé, que nos emocionava quando participava de nossos encontros, e fazia questão de anunciar aos nossos pais a confiança em nossa caminhada.
O intuito deste texto é informar parte do trabalho da PASTORAL DA JUVENTUDE da Paróquia de Santa Luzia, já que nossa atuação maior é na Área-II.
Convido a você a fazer parte desta família, venha caminhar conosco.


Fabiano Brito

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Anônimo disse...

fico feliz em fazer parte deste grupo pois maior sao os obstaculos maior ainda a nossa vontade de caminhar com cristo mesm oque as vezes a caminhada se torna dificil pois infelizmente existe pessoas que aidna nao acredita na nossa juventude pois confiante na nossa determinaçao vamos caminhar cada vez mas bora juventude desanimar nunca

fabricio brito

Anônimo disse...

SEMPRE ACOMPANHO O TRABALHO DESSES MENINOS E SMPRE ADMIREI O TRABALHO DELES SAO AGUERIDOS E CAPAZES BASTA SO A NOSSA IGREJA INCENTIVAR MAS UM POUQUINHO PARABENS MENINOS
MARIA OTACIANA CENTRO

Talvacy Chaves disse...

Parabéns Fabiano. Que bom ver os jovens inseridos nos trabalhos pastorais e, mais bonito ainda, ver envolvidos em trabalhos além dos muros da Igreja. Quanto ao blog, é importante motivar os jovens para escrever sobre temas de interesses deles. Sugira aos jovens para escrever sobre o que eles pensam da Igreja, dos padres, das pastorais, da administração pública, da violência, da educação pública. Dê aos jovens toda a liberdade pra escrever sobre suas vidas, seus projetos, suas famílias, história do bairro, ... Quanto mais interação, mais participação. Se alguns ainda não sabem publicar no blog, faça um encontro com eles pra ensiná-los e dp dê pra eles a senha pra que eles mesmos publiquem. Assim, eles se sentirão mais livres e tb se sentirão mais responsáveis.
Sugiro também que publiquem aqui fotos, vídeos do youtube, audios. Tem muita coisa bonita e formativa escondida na rede.
O sucesso do blog depende da interação do grupo na construção do mesmo.
Um abraço.