Pe. Talvacy Chaves




Alô galera do caminhando com Cristo da paróquia de Santa Luzia.
Com prazer e honra, digo “sim” ao convite feito pelo colega Fabricio Brito para escrever periodicamente neste blog. Desde já, agradeço a todos do grupo de jovens por essa oportunidade de poder partilhar, um pouquinho, das minhas reflexões, experiências e, porque não, dos estudos que venho fazendo, ultimamente, no campo da comunicação.
Neste primeiro texto, não me ocuparei de nenhum tema específico. Direi somente alguma coisa sobre o que  desejo partilhar com vocês neste blog.
Claro, seria mais fácil que o próprio grupo dissesse que temas gostaria que fossem abordados ao longo das nossas conversas. Caso não, ficarei livre pra tratar de questões que, na minha opinião, são relevantes para os jovens de Santa Luzia.
Antes, gostaria de pedir-lhes permissão para uma rápida auto-apresentação.  Talvez, muitos jovens não me conhecem muito bem, ou apenas ouviu falar de um tal de Talvacy.
Vamos lá. Eu sou filho de Seu Abraão e Dona Luci, natural do Sítio Bartolomeu, município do Venha Ver. Tenho três irmãos e 2 irmãs. E pra completar a alegria da família, conto, até agora, com três sobrinhos, sendo que, um destes, ainda está na barriga da minha irmã Evanda.  Sou louco pela minha família. Religiosamente, todo domingo estou com papai e mamãe, ora pelo Skype, ora pelo telefone. Com a cultura digital, não existe mais distância. O mundo virou uma grande casa. É uma maravilha.
Desde março de 2008, vivo na Itália. Vim estudar comunicação. Não me arrependi. Vejo essa oportunidade de retomar os estudos como um grande privilégio. Devo muito à diocese de Santa Luzia, em particular, ao nosso pastor Dom Mariano.
Neste momento, estou escrevendo de um pequeno quarto do Seminário diocesano de Trento. Aqui, neste mesmo seminário, fundado no século XVI, estudou Dom Mariano e o vigário de vocês, Pe. Walter. Aqui, em Trento, norte da Itália, estou fazendo uma experiência no setor de comunicação da diocese. Próximo mês, estou indo para Washington, também para fazer um estágio em uma agência de comunicação. Retorno a Roma no início de outubro.
E quando volto à diocese? Bom, tudo está planejado pra concluir o mestrado em julho de 2012.
Agora, direi somente duas palavrinhas sobre o que penso partilhar com vocês. Não penso escrever sobre sacramentos, teologia, moral. Não escreverei nada exclusivo sobre temas religiosos. Conteúdos ligados aos valores cristãos, à fé que professamos, etc. estarão, sem dúvida, misturados dentro das conversas que iremos construindo ao longo do tempo. A concepção que tenho de grupo de jovens de Igreja hoje é bem diferente daquela que tinha há algum tempo. O risco entre nós é ainda muito forte em querer pensar o grupo de jovem apenas como um lugar de refúgio, ou seja, de falar somente de coisa sagrada, de religião, como se o nosso dia-a-dia (estudo, festa, namoro, jogo, etc) fosse coisa profana.
Bom, teremos ainda mais tempo pra falar sobre isso. Nas próximas conversas, gostaria de escrever sobre a relevância das Redes Sociais para os jovens. O que vocês acham? Pode ser?
No Brasil, 80% dos conectados na internet fazem parte de alguma comunidade nas Redes Sociais. E a nossa grande curiosidade é: de que forma estamos utilizando essas comunidades em rede? Qual são os nossos maiores interesses? Como fazer do Facebook, Twitter, Orkut meios eficazes para contribuir à realização dos nossos sonhos, para a construção de relações sólidas e, sobretudo, para a edificação da nossa personalidade, dos nossos valores humanos e cristãos.
Prometo que farei um esforço danado pra ser claro naquilo que penso. Ficarei morto de feliz se vocês participarem, fazendo algum comentário aqui abaixo. O que melhor caracteriza a web é exatamente a participação. Na web, é assim, “partilho, logo sou”, ou então, “você é aquilo que você compartilha”. Não importa se é uma crítica, um elogio, uma observação qualquer. O importante é participar.
Então, o que você diz?
Talvacy chaves

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

12 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre o grupo de jovens dando mas um passo pra frente,vocês tão de parabéns por ter uma participação de um padre no blog de vocês.

Anônimo disse...

Olá Juventude,Gostei muito dessa matéria de Pe.Talvacy, Muito legal da parte dele ajuda a juventude de tão longe.

Fátima disse...

Bem interessante essa interação de Pe Talvacy, com grupo de jovens e demais irmãos que utilizam as redes sociais. Uma vez que, em 2012 receberá o título de Mestre da comunicação. Ele com certeza nos ajudará em conversas informais a utilização das redes sociais como construção de relações sólidas.

Anônimo disse...

padre gostaria que o senhor depois escrevesse sobre a modernidade e velocidade dos novos meios de comunicaçao e como poderiamos usar para evanjelizar a juventude ou seja todso e4m geral
bruno almeida mossoro

Talvacy Chaves disse...

Bruno, valeu pela participação e proposta. Sem dúvida, iremos falar sobre essa velocidade dos novos meios de comunicação que vc acenou, bem como, buscar mecanismos pra evangelizar de forma sempre mais interativa e participativa através do mundo digital.
Gostaria muito que pudéssemos juntos pensar, estudar, buscar meios inteligentes pra inserir a juventude dentro dessas plataformas digitais novas que vêm surgindo ultimamente. Estou encantado com o Google+. Vou estudando por aqui e vocês por aí. O futuro da Igreja 2.0 da diocese de Mossoró está em nossas mãos. E é bom lembrar que os jovens de Santa Luzia estão sendo os pioneiros em utilizar de forma ousada e criativa as ferramentas da Web 2.0 à evangelização e conscientização do grupo. Estou muito feliz e, no que for preciso, pode contar com o meu apoio.

Neta Maria disse...

Pe Talvacy,quantas saudades deixou aqui.Fiquei muito feliz em obter noticias do Senhor,saber que está bem.
Também gostei de saber que está deixando suas belas palavras aos jovens,eles que precisam de incentivo e apoio.
Estou muito feliz em minha filha fazer parte desse grupo.Essa menina que apresenta a web tv,é minha filha Natália.


Deus o abençõe!
Um abraço.

Kbça e Neta.

Anônimo disse...

como sempre o grupo da aproquia de santa luzia inovando cada dia superando os seus limetes em busca da evajelizaçao de nossa juventude

jose evanjelista
paroquia sao pedro sao paulo mossoro

Anônimo disse...

Oi só de mossoró, fasso parte da igreja de são paulo,vocês tão de parabéns gostei muito da matéria de vocês,vou divulgar o blog de vocês pra os conhecidos.

Ass:Ana Maria

Jovens Caminhando com Cristo disse...

Fasso parte do grupo e fico feliz, em ver o desenvolvimento do grupo na Web Tv,é muito bom a juventude ser reconhecida ainda + dentro da igreja. Tão todos de parabéns!!

Anônimo disse...

padre gostaria que depois o senhor escrevesse nesse espaço sobre a importacia da comunicaçao da evanjelizaçao em geral tendo em vista que se jesus voltasse hoje ele seria um grande comunicador.

pedro junior
paroquia de sao jose mossoro

Talvacy Chaves disse...

Caro Pedro Júnior, você tem toda razão.
Aliás, Jesus, já na sua época, usou, ousadamente, os meios de comunicação mais modernos. Eu diria que ele dominava perfeitamente a Web da sua época. A riqueza das parábolas, as alegorias e metáforas, os objetos e animais conhecidos pelo povo da época - trigo, joio, oliveira, semente, ovelha, cabrito, jumento, ... - tudo isso, ele usava como mecanismos pra explicar e clarear o conteúdo da sua mensagem.
Depois, diria que o grupo que ele criou, - os 12 e muito mais - pra expandir o Reino de Deus, foi a primeira grande Rede Social, que hoje, no mundo digital, seriam o Facebook, Orkut, Twitter ...
Digo tudo isso pra confirmar o seu comentário acima. Jesus, hoje, usaria, de forma inteligente, as Redes Sociais para expandir, no mundo todo, a justiça divina, o amor incondicional do Pai dele e a promessa da vida eterna pra todos nós.
Penso que nós estamos no be-a-ba da internet. Precisamos, antes de tudo, gastar um pouco da nossa energia para entender esse campo ainda enigmático. Creio que, quanto mais unirmos pessoas abertas para refletir e estudar o mundo das redes, melhor resultado teremos nos nossos objetivos.
Obrigado por ter provocado essa conversa,
um abraço,

Anônimo disse...

gostyei muito de ler esse blog e bem interativo essa turma ta de parabens felicidades para todos.

marina leticia
dom jaime