Fátima Amorim



Um pouco de mim: Fátima Amorim, mãe, pedagoga por vocação e especialista em linguagens e educação. 17 anos em sala de aula, em educação de jovens e adultos, hoje atuando como Coordenadora Pedagógica na rede pública Estadual.

O Papel do professor na Educação de Jovens e Adultos:

O tempo passa... as coisas mudam, se transformam, se atualizam. Para o professor também não é diferente, ele que sempre era considerado um poço de saberes, que repassava conhecimentos, hoje em sua nova concepção de mediador, leva o aluno a refletir temas pertinentes a sua realidade, valorizando os conhecimentos culturais adquiridos, as experiências vividas no dia a dia, fazendo conexões com as disciplinas curriculares, sistematizando esses saberes.  Trabalhar com o jovem e o adulto de certo modo não é fácil, pois a realidade é bem diversificada, e trabalhar com essa diversidade: de classes sociais, de alunos com necessidades educacionais especiais, de alunos que querem recuperar tempo perdido, dos que buscam uma certificação para ingressar no mercado de trabalho, ou mesmo os que querem dar continuidade aos seus estudos, tudo isso aumenta a grande responsabilidade do profissional da Educação. O professor, ou seja, o Educador  de jovens e adultos tem como prioridade requisitos como: a caridade, como diz Paulo Freire “amar é um ato de coragem,” ser aberto a mudanças, ser um vocacionado.  E apesar das dificuldades, acreditar na educação. Consciente de nossa humilde posição. Sem ela não há transformação na sociedade.

Fátima Amorim



Sugestão para próximos temas:

O Papel da escola na atualidade
As maiores dificuldades da educação na rede pública
Curiosidades na educação de jovens e adultos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, to gostando da inovação do blog, em apresentar, temas do nosso dia a dia.

Anônimo disse...

Fátima é uma grande pedagoga, conheço seu trabalho e fiquei feliz em ler essa matéria,é muito difícil ver jovens com esse trabalho. parabéns pela iniciativa de Fátima ajudar os jovens.
ASS:Maria do Socorro .

Arinete disse...

Fatima PARABENS, muito linda essa matéria, estou muito orgulhosa de vc.
DEUS te abençoe e continue assim inovando sempre.
TE AMO

Anônimo disse...

Gostei muito de ler essa matéria de educação, pq tenho filhos jovens e sei como é difícil a educação no mundo de hoje. parabéns gostei muito desse blog entrei a traveis do twitter vir um link peguei entrei, e gostei de ler essa matéria.

Letícia costa

Anônimo disse...

A Educação é uma das mais bonitas profissões, pena que hoje não é mais valorizada.

Anônimo disse...

fatima gostaia que voçe escrevece sobre as dificuldades da esducaçao hoje como voçe ve aquele joven que tem que estudar mas precisa trabalhar para ajudar suas familias como ele pode cosiliar o estudo com a resposabilidade de trabalahr nao atrapalha?.

bruno lucas abolicao 01

Talvacy's Paideia disse...

Vibrei quando vi Paulo Freire no seu texto. Parabéns por tê-lo, ainda, como uma referência na área da educação. Sem dúvida, as suas ideais libertadoras e transformadoras continuam vivas nas cabeças brilhantes dos professores, amantes da Educação com "E" maiúsculo. Ele foi tb o homem que pensava uma comunicação feita pelo povo e para o povo. Paulo Freire, apesar de ter vivido longe da web 2.0, acreditava fortemente em uma comunicação participativa e horizontal, feita pelos pessoas. Por exemplo, o boom das rádios comunitárias na América Latina na década de 80 foi fortemente influenciado pelo pensamento libertador freiriano. Hoje, esse espaço de participação iterativa passa pelas mídias sociais: blogs, twitter, facebook, ecc.
Um abraço e parabéns por partilhar suas experiências de professora fora dos muros das escolas. Em Mossoró, podemos já dizer, sem medo, que há uma Professora 2.0.
Talvacy

Anônimo disse...

Obrigada! Fico feliz com os comentarios construtivos,isso é o que nos incentiva. Sou aberta a criticas que nos fazem crescer, corrigir, buscar o melhor etc. Agradeço em especial a Pe Talvacy, pois admiro-o como sacerdote de Deus e grande estudioso no campo da comunicação. Ansiosos com o seu retorno ao nosso meio.

Fátima Amorim

MaltezAzevedoJr disse...

Olá minha amiga Fátima... fico feliz em tê-la aqui conosco no blog, nos falando um pouco mais sobre uma relidade que muda a cada dia no nosso país que é a educação! Gostaria q vc falasse no próximo tema sobre "as maiores dificuldades da educação na rede pública". Obg!

Anônimo disse...

tem sido muito bom as publicacoes desse blog parabens so preciza estar sempre inovando porq a juventude nao para ok
bruninho