†Estamos na Quaresma†

Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação...”

Chegou o tempo de nos arrependermos e sonharmos com a Páscoa definitiva de nosso Senhor Jesus. A Quaresma é remetida aos 40 dias de jejum que Jesus passou no deserto. Nesse tempo ele foi acometido de várias tentações, assim como todos nós somos acometidos diariamente.

O número 40 é simbólico na nossa Bíblia que indica algo novo que irá chegar. “40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12); 40 dias e 40 noites passa Moisés no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 8,2; 29,4, etc.); Jesus jejuou 40 dias antes de começar o seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); a Ascensão de Jesus acontece 40 dias depois da Ressurreição (Act 1,3).” (Retirado da Internet)

O tempo da Quaresma dá início na “Quarta-feira de Cinzas”. As Cinzas nos mostra inicialmente que do “pó vimos e ao pó voltaremos”, e nos remete a reflexão sobre as nossas culpas, nossos erros. As cinzas nos alerta que somos iguais aos nossos irmãos e frágeis ao pecado que só Deus, o nosso criador, pode nos livrar dessa mancha que nos condena. Durante esses 40 dias a Igreja Católica Apostólica Romana usa a cor roxa em seus altares e celebrações. O Roxo é a junção das cores vermelha (sangue, sofrimento, dor) e azul (céu, vida, alegria). O fim dela é dado com o “Domingo de Ramos” que é o início da “Semana Santa”.

É o tempo de conversão que nos remete ao dia em que nós iremos nos salvar, dia triunfante da volta de Jesus. A Ressurreição é comemorada como vitória da vida sobre a morte, a Páscoa definitiva que será experimentada por todos aqueles que amam a Deus e ao próximo e vivem seus ensinamentos.

Que nessa Quaresma possamos nos libertar das trevas para vivermos em Cristo e Ressuscitarmos com Ele.

Maltez Azevedo de Souza Junior

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: