167 anos da criação da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró



Este ano celebramos 167 anos da criação da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró. Uma data importante, pelo seu sentido histórico e pela sua missão evangelizadora nesses quase dois séculos de existência.

Na leitura da petição feita ao Bispo de Pernambuco, Dom João da Purificação Marques Perdigão, em setembro de 1839, tendo a frente o Sr. Antônio Francisco Fraga Júnior, percebemos que a justificativa para a criação da nova paróquia nasceu da necessidade de um trabalho evangelizador mais intenso.

O documento, que pode ser lido no livro “Paróquia de Santa Luzia, 150 anos” de autoria do Mons. Francisco de Sales Cavalcanti, retrata a dificuldade da assistência religiosa uma vez que a Capela de Santa Luzia pertencia à Freguesia de Apodi. Diz o documento: “A distância quinze léguas da Matriz da Vila do Apodi, a cuja Freguesia pertence àquela povoação, lhes ficam por esta distância e maus caminhos, máxime pelo inverno, assaz penosos os recursos espirituais, tendo sucedido já, pela demora deles, se finarem pessoas sem receberem esses alimentos que caracterizam o Cristão...” Sabia os habitantes do povoado que se a Capela de Luzia fosse elevada a condição de Matriz, com a criação da Paróquia, passaria a contar com a presença de um padre para atendê-los espiritualmente.

Mas foi somente no dia 27 de outubro de 1842, que os sonhos dos nossos antepassados tornaram-se realidade. Dom Manoel Assis Mascarenhas, sancionou a resolução nº 87, criando a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró, cujo Artigo 1º determina: “Fica desmembrada da Freguesia do Apodi, e elevada à categoria de Matriz a Filial Capela de S. Luzia de Mossoró, conservando a mesma Fábrica e Guizamento que a Matriz de que é desmembrada”.

É interessante destacar alguns fatos curiosos na nova Paróquia. O povoado de Santa Luzia passa a ser Paróquia antes mesmo de ser Município. Seu primeiro vigário, o Pe. Antonio Joaquim, que pastoreou Mossoró por 51 anos, foi escolhido por concurso, ainda na condição de Diácono, e ordenado Padre, tomou posse em 1844.

Com o tempo a Paróquia de Santa Luzia passou a ser a sede da Diocese de Mossoró, foi desmembrada em outras Paróquias, tornando-se uma Paróquia com características urbanas. Está dividida em 4 Áreas Paroquiais e 14 Setores Missionários e tem cumprido sua missão de semear no meio do povo a semente do Evangelho.

Nós que fazemos parte da Paróquia de Santa Luzia temos uma certeza: não são apenas 167 anos de histórias, são 167 anos de EVANGELIZAÇÃO.


Fernando Leite
PASCOM – Paróquia de Santa Luzia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: