Mas o que é a Quaresma?

bibliaevelaAs vezes no trabalho, na escola, faculdade, etc nos perguntam o que é a Quaresma. E é tão feio quando não sabemos responder as coisas referentes a fé que vivemos. Por isso aqui vai uma explicação breve e eficaz.


A Quaresma é, por tradição, um período de 40 dias em que aproveitamos para examinar e renovarmos a nossa vida espiritual. É por excelência, tempo de jejum, penitência, oração e serviço. 
Esses 40 dias, nos recordam os 40 anos em que o Povo de Israel caminhou pelo deserto até chegar à Terra Prometida, bem como, os 40 dias que Jesus passou no deserto depois de ser batizado por João.
Na Quarta-feira de Cinzas, recebemos por “imposição” as cinzas, que nos recordam da nossa natureza de seres criados: “…te és pó e ao pó retornarás”. (Gn 3,19). Esta prática já vem desde o Antigo Testamento, em que se usava as cinzas como sinal de dor e arrependimento. Quando o sacerdote ou o ministro traça a cruz em nossa testa, ouvimos as palavras que ecoaram da boca de João Batista e que é um verdadeiro chamado à conversão: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”. E nós respondemos “Amém” - que significa “Assim seja”.
Como você está usando esses 40 dias? Aproveite, fortaleça a sua vida espiritual. Faça um compromisso especial para esse período e depois peça a Deus a graça de crescer no cumprimento do que foi assumido.

Boa Quaresma!


IVANILDO SILVA

Membro consagrado da Comunidade Obra de Maria


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: