Pastoral da Juventude



Olá meus amigos,

Hoje sinto a necessidade de escrever sobre a Pastoral da Juventude (PJ) e focar o trabalho do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, já que é o único grupo de jovens da nossa paróquia.
A PJ tem como missão a evangelização de jovens, não somente nas palavras, mais também dando o testemunho com nossas próprias vidas assim como Jesus Cristo. Formando novos homens e mulheres que serão capazes de seguir sua vida religiosa tanto como padres, freiras, missionários ou como marido e mulher.
Nós do Caminhando com Cristo trabalhamos essa formação através de palestras, cursos, formação de grupo e troca de experiência. É esse método que nos garante a educação e integra nossa fé com a vida.


Nosso grupo completou em junho deste ano cinco anos e sempre procura inovar para ampliar o espaço da juventude. Somos pioneiros em evangelizar e anunciar através da Web TV em nossa diocese, com isso ganhamos reconhecimento de grandes nomes da nossa diocese um desses, por exemplo, é o Padre Talvacy que estuda fora do país mais sempre colabora mandando sua sabias palavras através de textos que são publicados em nosso blog e trabalhados em grupo. Outro ponto forte da nossa evangelização é a música, temos o coral que canta em algumas missas da nossa paróquia e anima eventos religiosos que vai alem de nosso limite paroquial, por exemplo, novena de São Francisco na comunidade do Abolição III, a Marcha da Juventude contra a Violência organizada pelos jovens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e a próxima será o congresso Diocesano da PJMP. Nosso programa na Rádio Rural de Mossoró já é reconhecido como o meio da juventude anunciar seus eventos e aprender com os entrevistados. Temos uma grande parceria de fé e irmandade com o ECC, que estamos dispostos a ajudá-los sempre que necessário. Através do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, vários jovens se interessaram pela liturgia da Igreja Católica.
Nossa caminhada é marcada por grandes momentos que passamos ao lado do saudoso Monsenhor Américo, que tanto nos apoiou e incentivou homem firme nos ideais da fé, que nos emocionava quando participava de nossos encontros, e fazia questão de anunciar aos nossos pais a confiança em nossa caminhada.
O intuito deste texto é informar parte do trabalho da PASTORAL DA JUVENTUDE da Paróquia de Santa Luzia, já que nossa atuação maior é na Área-II.
Convido a você a fazer parte desta família, venha caminhar conosco.


Fabiano Brito

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dificuldades na Eja por Fátima Amorim



A Educação de Jovens e adultos - Eja, durante estas duas ultimas décadas expandiu-se muito e sua área de atuação é de grande importância Político-Social.
Na Eja o jovem e o adulto, que não puderam frequentar a escola no período regular por motivos diversos, do banal ao sério, como: falta de compromisso, deixar de ir a escola para trabalhar e sustentar a família, voltam buscando resgatar a dignidade necessária para a formação do cidadão.
Uma das grandes dificuldades enfrentadas por esses jovens e adultos, ricos em experiências de vida, é justamente a conciliação do trabalho e a escola. Por isso a Eja oferece modalidades diferentes que se adaptam a qualquer realidade. Outro grande vilão desses guerreiros são o medo e a incerteza de não adaptar-se a uma nova realidade curricular e não conseguir atingir objetivos desejados. Alguns vindo a evadir-se prematuramente. Uma vez rompido essas barreiras a certeza do sucesso é notável.
Como profissionais da Eja, precisamos ficar atentos a tais angustias, para isso se faz necessário um conjunto de ações como: Bom acolhimento, ser solidário, dialogar sempre, e acima de tudo, valorizar as competências e habilidades trazidas na bagagem desses cidadãos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NOSSO ENCONTRO

Hoje nosso encontro iniciará às 15h.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Olá meus amigos. Hoje acontece a abertura da Jornada Mundial da Juventude. Já estou em Lisboa/Portugal aqui são 12h15 e no Brasil são 8h15, em 2 horas partiremos para Madri onde acontecerá a jornada. A turma á animada e juntos oaremos uma boa repfesentação dos nossos jovenehjo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS



Olá galera! prontos pra mais uma conversa? Então, vamos lá. Como havia prometido no texto anterior, neste falaria de “Redes Sociais”.  Começo, no entanto, furando a promessa por questão de didática, ou seja, falar de Redes Sociais sem antes não ter uma mínima noção da casa (Internet) onde elas moram, seria como querer escrever, sem, primeiro, aprender as letras do alfabeto.
Pra quem já tem alguma base teórica sobre a Internet, talvez, nossa conversa seja um pouco repetitiva. Pra quem a conhece somente do ponto de vista usual/prático, creio que seja interessante e, para quem não gosta de fundamentações teóricas, a leitura não terá fim, por ser longa e complexa. Todavia, como a Internet, na minha opinião, é um divisor de águas para a realização dos nossos projetos, farei questão de dar algumas pinceladas sobre o seu processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, sobre a revolução que a mesma está provocando na sociedade.
Pra início de conversa, direi uma coisa que talvez possa ajudar a minimizar a nossa ânsia quando queremos entender alguma coisa sobre o emergir da rede. É o seguinte: estamos todos no bê-á-bá do enigmático mundo dos bits, da Internet. Ninguém escapa, todos somos aprendizes. Até agora, daqueles que estudam a fenomenologia da Internet, ninguém recebeu uma profecia – como, por exemplo, aquela de Moisés sobre a montanha, onde Deus pediu-lhe pra mudar o destino do povo do Egito. Desconfie de quem, arrogantemente, apresenta conceitos prontos sobre a internet ou redes sociais. Como o mundo dos bits é uma realidade muito recente, em relação aos tradicionais meios de comunicação, o máximo que cada um de nós pode fazer é tentar criar conceitos abertos, sujeitos à mudanças constantes, visto às rápidas inovações que a rede sempre vem tendo.
O que seria, então, a Internet? é uma mídia composta por um conjunto de tecnologias integradas, surgida no final do século passado. Muitos autores defendem que a Internet não deve ser colocada no mesmo patamar do rádio e da tv porque ela tem como característica principal a descentralização da informação e da comunicação Isso ocorre porque a Internet tem no seu DNA uma identidade aberta e horizontal na qual todos podem utilizá-la como meio de comunicação, (algo impensável no rádio e na tv, onde a informação passa primeiro por uma estrutura de poder, que a filtra de acordo com seus interesses para, em seguida, de forma vertical, publicá-la).
A Internet se diferencia das outras mídias por ser, em pouco tempo, objeto de comunicação de mais de um bilhão de pessoas no mundo.  No Brasil, já passa de 80 milhões de usuários. Pela primeira vez na história, os cidadãos deixam de ser meros consumidores passivos – sentados silenciosamente diante da tv - e passam a ser produtores e/ou consumidores ativos, através das diversas possibilidades de participação e interação.
Alguns autores – Castells, Pierre Levy  e outros -  para mostrar o poder revolucionário da Internet em relação aos outros meios, definem-na como uma tecnologia cognitiva porque ela expande o nosso cérebro por meio da troca de ideias, da participação direta nos fóruns de discussão, nos blogs, redes sociais, etc.
A Internet causa um impacto muito forte na estrutura do poder (ou dos poderes) e na maneira como a sociedade está organizada,  criando assim novas formas de pensar e de agir, o que, para muitos estudiosos, toda essa metamorfose inauguraria, na sociedade, uma nova civilização.
Alguns autores comparam a Internet com a invenção da prensa no século XV que, em poucos anos, contaminou a Europa e o mundo com a publicação de livros e jornais. Destaca Pierre: para o cidadão que sai da Idade Média, o livro era uma espécie de Facebook, o qual oxigenou a sociedade com novas ideias, tendo como consequência a descoberta de novas terras – entre outras, o nosso continente –, o renascimento da democracia, da economia e das grandes revoluções: americana, soviética, industrial, francesa, etc.
Outra pergunta curiosa e, penso, rica de sentido: Por que a Internet  surge somente agora, no final da segunda metade do século passado? Não sei se já paramos pra refletir o suficiente sobre a explosão demográfica ocorrida nos últimos duzentos anos. Pois bem. Segundo alguns pesquisadores, a Internet aparece pra resolver esse boom de gente no nosso planeta passando de 1 bilhão em 1800 para 7 bilhões de habitantes em 2010. São 7 bilhões de bocas que precisam diariamente tomar café, almoçar e jantar, além de mil e outras coisas pra fazer. Continuar com as velhos hábitos causariam um apagão geral na humanidade (7 bilhões de pessoas usando cartas, radiolas, manivelas, máquinas de datilografias e por aí vai). Essas novas tecnologias digitais, dinâmicas, interativas e velozes chegam para resolver problemas de produção, de comunicação e de organização social de forma menos burocrática.
Se você, caro leitor, leu até aqui, talvez, esteja já se perguntando. Mas, Talvacy tá ficando maluco. Esse cara tá escrevendo pra quem? Por que nós precisamos saber disso? ...
Bem, eu parto do pressuposto de que,  se queremos de fato começar a entender a Internet, é necessário, em primeiro lugar, olhar a história, ampliar os horizontes, modificar nossos modelos de pensar o mundo e assim, abrir-se à nova sociedade (nova civilização).
E aqui, os jovens, na minha opinião, são/serão os protagonistas dessa nova civilização.  Unidos em torno de causas justas,  os jovens poderão humanizar a internet, como também, espiritualizá-la; transformá-la  em redes de projetos, de iniciativas populares, de organização de grupos com fins cívicos, de promoção dos valores humanos e cristãos, de manifestações contra qualquer sistema que fere os direitos humanos, especialmente os direitos dos jovens. Ultimamente, vimos diversos exemplos cívicos daquilo que a Internet pode fazer em prol de um país ou de uma comunidade mais justa e humana.
A Igreja é uma grande privilegiada nesse mundo novo que emerge com a Internet. Por que? Porque o sentido maior da Internet é a criação de comunidades (que trataremos na próxima conversa), e a Igreja é,  por natureza, uma comunidade. Seremos um diferencial nessa praça de mais um bilhão de conectados quando a nossa comunidade – que pode ser o nosso grupo de jovem, nossa paróquia, nossa diocese, um movimento em torno de um bem cívico – for capaz de oxigenar a rede com conteúdos (vídeos, fotos, áudios, etc.) portadores de boas noticias (Jesus Cristo e o seu Reino), de espiritualidade renovada e encarnada, de testemunhos edificantes, de manifestações em vista da promoção do bem comum, etc.
Pra concluir, um elemento relevante. O jovem cristão que deseja se comunicar, através da rede, deve  ser evangélico  (aquele que coloca Jesus Cristo e o Evangelho no centro), ecumênico, aberto e, acima de tudo, respeitador da liberdade e da individualidade de cada um. Nunca usar a internet para fazer doutrinamento, proselitismo ou querer impor verdades. O público da internet não admite nenhum conteúdo que seja imposto com sonância de autoritarismo.  Tudo deve ser proposto para que, assim, crie aquilo que, na minha opinião, é o valor mais sagrado da Internet: o diálogo interativo e construtivo.
O que você diz?
Talvacy Chaves, Roma, Itália.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Agenda para o Domingão!

06h: Santa Missa, na Catedral de Santa Luzia;

09h: Santa Missa, na Catedral de Santa Luzia;

11h: Nova Postagem do pe. Talvacy, aqui no Blog;

16h: Encontro do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, no Centro Social Santa Maria Goretti;

19h: Santa Missa, na Catedral de Santa Luzia;


Observe: Assiste sempre uma missa aos domingos, pode ser na sua igreja e horário de preferência.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Convite Especial

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Agradecimento

A estréia do nosso programa foi um sucesso. Graças à participação de todos vocês. Queremos agradecer a oportunidade que a nós foi dada, a todos que estiveram esses últimos seis meses divulgando e planejando. Também somos gratos ao casal Kbça e Neta que nos apoiou no sorteio e a Paulinha Dantas nossa primeira entrevistada.
Próximo sábado estaremos novamente, se Deus quiser, no AR ao vivo pela Rádio Rural de Mossoró às 13h.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Redes Sociais


As redes Sociais estão cada vez mais presentes em nossa vida. E com isso a igreja esta cada vez mais presente nelas, um exemplo são os blogs, orkut, facebook, twitter... São muitas ferramentas que podem ser utilizadas para levar a boa nova.

O Grupo de Jovens também caminha nesse meio, aos poucos vamos divulgando aqui um por um.


Clique na imagem para acessar nosso perfil no Twitter

Primeiramente, nosso Twitter, que através dele anunciamos nossos eventos e mostramos nosso caminho e nosso metodo de trabalho.
Você que tem Twitter, nos siga.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Web TV Caminhando com Cristo



Por motivos técnicos não foi publicado matéria nos últimos dias. Já temos materiais prontos que serão postados ainda esta semana.

Aguardem!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vocação: Dom de Deus a Serviço do Reino


Neste mês de agosto a Igreja celebra tradicionalmente o mês das vocações. No grande jardim que é a Igreja, as vocações surgem como uma diversidade de flores que exalam o perfume de Cristo para o mundo. Vocação é um dom de Deus. Na Igreja e com a Igreja nos percebemos chamados para uma missão específica no mundo em função da edificação do reino de Deus, que se desenvolve pelo processo de santificação do gênero humano e transformação da sociedade. Neste mês, cada semana é dedicada a uma vocação específica. Na primeira semana celebramos o Dia do Padre, transferido para o primeiro domingo, mas celebrado originalmente no dia 04 em função da memória de São João Maria Vianney, o chamado Cura D`Ars, que por ocasião da comemoração de seu 150º ano de falecimento foi proclamado padroeiro dos sacerdotes pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI. Na segunda semana celebramos a família com ênfase no Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo. É uma oportunidade de refletir sempre a importância das referências de paternidade e maternidade para a estruturação da instituição familiar e a missão desta no mundo. Na terceira semana lembramos de todos os irmãos e irmãs que se consagraram a Deus por meio do celibato num carisma específico. Chamamos popularmente de freiras, irmãs ou irmãos celibatários que, vivendo numa comunidade religiosa ou institutos de vida consagrada, se dedicam à evangelização.Na última semana nós lembramos da missão dos fiéis que realizam a missão cristã nas atividades próprias da vida secular. Inseridos na sociedade, vivem ao modo próprio de suas vidas, nas diversas relações sociais, a missão de anunciar o Evangelho. Chamamos popularmente, e de maneira imprópria, de leigos estes nossos irmãos e irmãs que participam da tríplice missão de Jesus: sacerdote, profeta e rei, por meio do chamado sacerdócio comum dos fiéis, exercem vários ministérios na Igreja e se dedicam a transformar a sociedade no âmbito em que se encontram. Tomamos assim, no último domingo, o ministério de catequista como símbolo da missão do cristão no mundo. Celebramos o Dia do Catequista para lembrar da missão do leigo na Igreja e na sociedade.Neste mês somos convidados a encontrar ou reencontrar o nosso lugar espiritual na Igreja e na sociedade, sabendo que Deus confia a cada um, segundo o seu desígnio salvífico, uma vocação específica que se desenvolve e se realiza por meio da missão fundamental de anunciar a Boa Nova de Jesus a todos os povos.

Pe Ricardo Rubens

Matéria Extraída do blog da Diocese de Santa Luzia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS